História
O Edguy surgiu em 1994 na Alemanha, quando Tobias Sammet se cansou de apenas coverizar bandas como Kiss e AC/DC. Baixista, tecladista e vocalista, o jovem rapaz decidiu formar uma banda para fazer composições próprias e chamou para a sua primeira formação Jens Ludwig (guitarra), Dirk Sauer (guitarra) e Dominik Storch (bateria). Com a banda e as composições já prontas resolveram gravar uma demo. O resultado acabou em duas demo-tapes: "Evil Minded" e "Children of Steel".
A princípio, o som da banda era algo mais cru e com muita inexperiência por parte dos músicos. Em 1995 entraram no Toxic Beat Studios, em Fulda, e com a ajuda do engenheiro de som Sven Rowoldt gravaram em apenas 2 semanas o disco independente Savage Poetry. Com uma tiragem de apenas 1.000 cópias, eles enviaram algumas dessas para as gravadoras analisarem, e venderam o restante com o intuito de obterem algum retorno financeiro. A gravadora AFM Records decidiu dar uma chance aos 4 rapazes. Logo após assinarem o contrato, foi discutida com a gravadora a intenção de lançarem "Savage Poetry", mas a gravadora se recusou alegando que era um disco pouco profissional.
Em 1997 sai Kingdom of Madness, o primeiro álbum oficial da banda. Apesar deste disco não ter angariado muitos fãs, pois ainda era presente a inexperiência por parte dos músicos, ele foi suficiente para que o grupo se apresentasse pela Europa.
Mudanças na formação
Mudanças ocorrem, sai Dominik e entra Felix Bohnke na bateria. O som da banda se volta para o power metal, e eles entram mais uma vez em estúdio com Tobias Sammet (baixo e vocais), Jens Ludwig (guitarra), Dirk Sauer (guitarra) e Felix Bohnke (bateria) e gravam o que viria a ser seu grande primeiro sucesso, o disco Vain Glory Opera de 1998.
O disco ainda contou com a participação de Hansi Kürsch do Blind Guardian nas faixas "Out Of Control" e "Vain Glory Opera", dividindo os vocais com Tobias. Foi a partir daí que Tobias Sammet teria a idéia de num futuro próximo compor uma ópera rock (Este projeto se concretiza no ano 2000 sob o nome de Avantasia). Tobias porém, não consegue se concentrar muito nas apresentações por ter que cantar e tocar baixo ao mesmo tempo. Ele decide então chamar pra banda Tobias Exxel, que assume o posto de baixista deixando Tobias Sammet livre para se concentrar mais nos vocais. Já com Exxel na banda, eles gravam em 1999 o álbum Theater of Salvation. A crítica elogiou muito a banda, comparando-a às bandas Helloween e Queensrÿche. Alguns chegaram a comparar o timbre vocal de Tobias Sammet com o de Geoff Tate e do vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson.
Em 2000 a banda prepara uma surpresa para os fãs e lança o álbum duplo The Savage Poetry, contendo no primeiro disco as músicas de "Savage Poetry" regravadas e em novas versões, e no segundo disco o original "Savage Poetry". Depois desse presente Tobias Sammet decide se dedicar ao seu projeto paralelo e lança em 2001 o álbum Avantasia: The Metal Opera. Este projeto contou com diversas estrelas do heavy metal mundial como Michael Kiske, Kai Hansen, Timo Tolkki, Markus Grosskopf e Andre Matos.
Mandrake
Depois de algumas desavenças com a AFM Records, o Edguy decide encerrar o contrato com a gravadora e assinam com a Nuclear Blast. A AFM ainda lança em 2004 a coletânea Hall Of Flames.
No mesmo ano, a banda lança o EP King of Fools, mostrando a banda em sua melhor forma; além de revelar novos rumos. Depois do EP é lançado o elogiadíssimo Helfire Club, que surpreendeu críticos e fãs, apostando em um som mais agressivo, pesado e visceral. Considerado por muitos como a obra-prima da banda, Hellfire Club foi seu álbum mais vendido e que mostrou a grandeza da banda, fazendo-a finalmente conquistar o mundo. Destaques: "Mysteria", "The Piper Never Dies", "Lavatory Love Machine" e "The Navigator", esta última mostrando um acento Hard Rock que seria incorporado no álbum seguinte.
Em 2006, a banda lança o inusitado Rocket Ride, que, a começar pela capa, pouco semelhança tem com seus antecessores. Apostando num som mais cru e cadenciado, O Edguy deixa de lado um pouco o acento melódico. Muito influenciado pelo Hard Rock - segundo o próprio Sammet -, a banda mostra que tem personalidade e audácia. Segundo o vocalista, Rocket Ride é uma prova de que a banda não segue tendências, aproveitando-se do sucesso de discos anteriores. A banda não mais se enquadra no contexto de banda "power metal" ou "metal melódico", o certo é dizer que é simplesmente uma banda de Metal. Destaques: "Wasted Time", "Fucking With Fire (Hairforce One)", "The Asylum" e "Sacrifice".
Tobias Sammet - Vocais (1992 - Atualmente)
Jens Ludwig - Guitarra Solo (1992 - Atualmente)
Dirk Sauer - Guitarra Rítmica (1992 - Atualmente)
Tobias Exxel - Baixo (1998 - Atualmente)
Felix Bohnke - Bateria (1992 - Atualmente)
Ex-membros
Savage Poetry (1995)
Kingdom of Madness (1997)
Vain Glory Opera (1998)
Theater of Salvation (1999)
The Savage Poetry (2000) (regravação de Savage Poetry)
Mandrake (2001)
Hellfire Club (2004)
Rocket Ride (2006)
EPs
Painting on the Wall (EP, 2001)
King of Fools (EP, 2004)
Lavatory Love Machine (EP, 2004)
Superheroes (EP, 2005)
Ao Vivo
Coletâneas
La Marche Des Gendarmes (2001)
Painting on the Wall (2001)
Lavatory Love Machine (2004)
Videografia
Videoclipes
King Of Fools (2004)
Lavatory Love Machine (2004)
Superheroes (2005)
DVDs
Superheroes DVD (2005)
Nenhum comentário:
Postar um comentário